segunda-feira, 31 de março de 2014

Dicas úteis [3]: Como ir para qualquer lugar em Toroto! (com o TTC)

Good morning, everyone

O primeiro post dessa semana será uma dica bem valiosa. Especialmente porque esse "macete" é dominado, geralmente, pelos que estão aqui há algum tempo. Você aprenderá a usar o TTC (Toronto Transit Comission) para ir a qualquer lugar a partir de qualquer ponto da cidade! 

torontorealstateboard.com - acesso em 31/03/2014
Este é o mapa de Toronto. Regra número 1: você usará muito os conceitos north (norte), south (sul), east (leste) e west (oeste). Essa regra será a base para se localizar. Regra número 2: caso você tenha um smartphone, baixe o app que mostra as rotas dos ônibus e streetcars, além do tempo para chegarem em qualquer ponto da cidade - digite "TTC Toronto" na Apple Store ou Play Store.

App TTC 
Com estas duas regras cumpridas (especialmente a primeira), vamos aos pontos:

- Toronto é formada por ruas principais, nos sentidos norte-sul e leste-oeste
- As ruas são realmente muuuuito longas, começando em outras cidades ao leste e terminando em cidades a oeste de Toronto (por isso, é importante saber o número ou, ao menos, qual a principal interesecção). - curiosidade: uma das maiores ruas do mundo passa por Toronto - Younge Street)
- Todo o TTC é integrado, possibilitando que você, seja por metrô, ônibus ou streetcar, vá para qualquer parte de Toronto

Bom, agora que vocês já sabem o principal, vem a parte mais fácil: como disse na regra número 1, toda a localização na cidade é baseada nos quatro sentidos e nas principais intersecções. Assim, se você estiver na 110 Eglinton Ave East e precisar ir para 365 St. Clarens Ave. - como no mapa abaixo - você precisará saber que a intersecção mais próxima ao endereço de destino é a Dufferin Street com a Bloor (linha verde no mapa). Como você está na Eglinton East, próximo à Younge, poderá pegar um ônibus na Younge (sentido norte-sul) para o sul até o ponto da Bloor (aqui os pontos são os nomes das ruas). Na Bloor (sentido leste-oeste), você poderá pegar um outro ônibus para o oeste, até o ponto da Dufferin. A partir de lá, o trajeto pode ser feito a pé. Outra opção, neste caso, é usar o metrô. Acesse-o na estação Eglinton sentido south, faça a mudança para a linha leste-oeste na estação Younge-Bloor e vá até a estação Dufferin, sentido west.




Use o app para saber em quanto tempo o ônibus ou streetcar passará em seu ponto. 

Outro ponto muito importante é: a Younge divide a cidade entre West (oeste) e East (leste). Isso significa que ruas que cruzam a Younge terão dois nomes. Por exemplo: St. Clair Ave. West e St. Clair Ave. East. Cuidado, pois os números se repetem em cada um dos lados, ou seja, há um número 100 do lado west e um 100 do lado east (e bem longes um do outro).

Pode parecer mais difícil do que realmente é, mas, de verdade, com estas dicas, em pouco tempo você saberá se localizar e ir para qualquer parte da cidade. Tudo isso graças ao planejamento da cidade durante sua construção.

Bye,

Nenhum comentário:

Postar um comentário